FALE CONOSCO (17) 3224-6696

Periodontia

A periodontia é a especialidade que cuida das doenças ligadas à gengiva, ao ligamento periodontal (tecido que prende a raiz do dente ao osso) e osso alveolar (osso de sustentação que circunda a raiz.). As doenças mais comuns ligadas a essas estrururas são a gengivite, a periodontite, a retração gengival, a mobilidade dentária entre outras,e são tratadas pelo cirurgião dentista especializado em periodontia.

A gengivite é o primeiro estagio da doença periodontal, e pode ocorrer em qualquer idade, mas é mais comum entre os adultos. Ela acomete os tecidos devido à adesão da placa bacteriana, que é o acúmulo de bactérias e restos de alimentos ao redor dos dentes. Os sinais mais frequentes são gengivas vermelhas, inchadas, ou flácidas e que sangram com facilidade durante a escovação ou o uso do fio dental. Se for detectada no seu estágio inicial, a gengivite pode ser facilmente revertida.

Se a gengivite não for tratada em sua fase inicial, pode evoluir para a periodontite. Nesse estágio os estruturas periodontais já começam a sofrer danos irreverssíveis, como a perda óssea e de ligamento periodontal.  As periodontites são classificadas de leves a avançadas, sendo no último estágio muito difícil o controle e com grande probabilidade de perda dentária.

Muitas vezes alguns pacientes sentem que os dentes começam a “amolecer”, e isso se deve à perda de inserção do dente no osso, causada pela contínua agressão das bactérias ao tecidos periodontais. Dependendo do estágio de mobilidade dos dentes, o tratamento periodontal pode diminur bastante essa mobilidade, pois ele elimina a inflamação local e consequentemente a resposta dos tecidos faz com que a gengiva fique mais rígida e sustente melhor o dente.

Pessoas com diabetes têm um risco aumentado para doenças gengivais avançadas porque os diabéticos são geralmente mais suscetíveis às infecções bacterianas, e têm uma diminuição na capacidade de combater as bactérias que invadem o tecido gengival. Se seus níveis de glicose no sangue não forem bem controlados, o paciente tem maior chance de desenvolver doença gengival avançada e de perder dentes quando comparado a pessoas que não têm diabetes. Como todas as infecções, a doença gengival pode ser um fator que eleva o açúcar do sangue e pode tornar o controle do diabetes mais difícil.

A gengivite é uma infecção bacteriana que pode ter efeitos à distância da boca. Com relação a problemas cardíacos, a gengivite permite que as bactérias entrem na corrente sangüínea aderindo aos depósitos de gordura existentes nos vasos do coração. Isto pode causar coágulos e provocar um problema cardíaco.

Por essas razões são indicadas visitas periódicas ao dentista, no máximo a cada 6 meses, para que o profissional possa fazer uma avaliação geral e encaminhar ao periodontista caso seja nessesário algum tratamento.