FALE CONOSCO (17) 3224-6696

Cirurgia Oral

Na clínica realizamos todos os tipos de cirurgia oral, que pode ser apenas a extração de um simples dente até casos mais complexos como cistos e pequenos tumores. Todos os procedimentos são realizados em um ambiente  preparado exclusivamente para cirurgia, e o paciente tem o máximo de conforto, pois trabalhamos com sedação via oral ou sedação consciente.

As cirurgias mais comuns são:

Extração de 3º Molares (Dente do Siso)

Os 3º molares, também chamados de dentes do siso, são os últimos molares de cada lado da arcada dentária. São também os últimos dentes a nascerem, geralmente entre os 16 e 20 anos de idade. Geralmente não há espaço suficiente na boca para acomodá-los, e isto pode fazer com que os dentes do siso fiquem inclusos (dentes que ficam abaixo da gengiva preso por outros dentes ou pelo prorio osso). Esses dentes podem causar infecções ou até mesmo grandes cistos de origem dentária .

Os dentes do siso que erupcionam apenas parcialmente ou nascem mal posicionados também podem causar apinhamento e outros problemas. Os dentes removidos antes dos 20 anos têm raízes em menor estágio de desenvolvimento, causando menos complicação na hora da cirurgia, recomenda-se que as pessoas entre 16 e 19 anos tenham seus dentes do siso examinados para verificar se precisam ser removidos.

A extração é muito simples e indolor ao paciente, a anestesia usada é apenas local e ainda podemos associar um ansiolítico via oral para o maior conforto do paciente. A extração dos dentes do siso devido ao apinhamento ou fato de estarem inclusos no osso maxilar não afeta a sua mordida ou a sua saúde bucal no futuro.

Tracionamento de Dentes Inclusos

Os dentes às vezes podem nao erupcionar devido a falta de espaço na boca ou mesmo pelo mal posicionamento dos outros dente. Não é raro encontrarmos pessoas que apresentam falta de um ou mais dentes na vida adulta, e que nunca imaginaram que esse dente pudesse estar incluso.

Com o avanço das técnicas cirúrgicas e da ortodontia podemos reposicionar esses dentes na arcada, fazendo uma cirurgia de acesso e colando um botão ao dente. Com esse dispositivo posicionado, o ortodontista tem condição de tracionar o dente na posição correta e devolver ao paciente uma melhor estética e mastigação.

Apicectomia

Esse tipo de cirurgia é indicada em casos onde o dente que ja foi tratado endodonticamente (tratado o canal) e retratado em seguida, mas ainda apresenta uma lesão apical (cisto que envonve a ponta da raiz) que não pára de crescer, o que significa insucesso dos métodos tradicionais.

A cirurgia é simples e consiste em remover o ápice do dente, que é a região mais difícil de desinfectar no tratamento endodôntico. Com o mesmo acesso cirúrgico feito para essa remoção, curetamos o cisto e deixamos o osso limpo, para que possa acontecer um processo de formação de novo osso na região.