Endodontia

Endodontia é a especialidade que cuida do interior do dente. Estuda a polpa, que é a parte do dente onde ficam as terminações nervosas e a irrigação sanguínea do dente.

A necessidade de fazer o canal acontece, principalmente, quando uma cárie se aprofunda e chega até a polpa do dente causando inflamação e infecção. Outras situações que causam danos à polpa incluem o trauma dental ou fratura da coroa do dente.

O não tratamento de canal pode resultar em infecção na região apical (raiz e tecidos adjacentes), que poderá ter consequências como dor, inchaço, febre e bacteriemia (bactérias na corrente sanguínea).

De maneira geral, tratar um canal significa retirar a polpa dental inflamada ou infectada, limpando esse espaço. A endodontia alarga os canais com as limas, retirando a dentina infectada e lava tudo quimicamente. Posteriormente, o canal é fechado com materiais que conservem aquele lugar livre de bactérias, assim o dente pode ser mantido. Trata-se de um trabalho extremamente minucioso e que requer muita habilidade do profissional.

Em nossa clínica usamos a técnica de Instrumentação Rotatória, que é método mais moderno que existe na endodontia. Essa técnica é realizada com o uso de motores elétricos giratórios e limas especiais feitas com um material flexível chamado de Niquel-Titânio.

Com essas limas de última geração podemos realizar tratamento que antes eram insatisfatórios ou até mesmo impossíveis de ser feitos, como os canais curvos. Uma outra vantagem da Instrumentação Rotatória é o tempo que o paciente fica na cadeira do dentista, que chega a ser menos da metade do tempo de tratamento quando comparado ao tratamento convencional. E na maioria dos casos o dente é tratado em sessão única, não havendo necessidade de retornos e o incômodo de varias visitas ao dentista.

Há algumas diferenças de dificuldade de cada dente: cada grupo dentário possui um número diferenciado de raízes. Isso explica a diferença de preço entre tratar um dente incisivo que só tem um canal e de tratar um molar superior que pode ter de 3 a 4 canais.

O sucesso do tratamento também depende de uma correta restauração do dente e sua volta à função mastigatória normal, uma vez finalizada a endodontia. Postergar a restauração do dente tratado pode causar a recontaminação do canal.